Breve Histórico

A Indústrias e Comercio de Condutores Elétricos Clara LTDA, é uma empresa nacional fundada em outubro de 1997, e sob nova direção desde o dia 7 de junho de 2004, na cidade de União da Vitória - PR, por um grupo de profissionais capacitados, vindo principalmente do ramo de "Condutores Elétricos, Plugues e Chicotes Elétricos" - direcionados ao mercado industrial, segmentos de eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, informática, telecomunicações e também linha automotiva.

Fios e cabos elétricos

Essa, começou com 3 a 5 colaboradores no total, em 2004. Ainda indecisos com esse novo empreendimento, sem conhecer muito do mercado, a equipe se entregou ao mundo dos negócios com uma imensa dúvida do futuro incerto, porém com uma coragem que até hoje é predominado e caracterizado em nossas raízes, refletindo o crescimento consequente. Sua administração inicial, aliás, até hoje, é um desafio. Um desafio gostoso, um desafio que cada dia que planejamos e vemos diariamente o resultado do planejamento anual passado, é ver o futuro com uma ousadia e ser pego de surpresa com a gestão em forma de resultados, pois mesmo planejando, os obstáculos fazem alterar caminhos e ainda fazem melhorar decisões espontâneas que as vezes conseguem ser mais precisas do que no papel.

Começamos a vender muito bem, com a equipe ainda não especializada, conseguimos nos adaptar ao mercado com muita resistência. Porém com resistência de uma antiga cultura impregnada na organização, o desafio foi proposto, e como qualquer indústria, escolher as pessoas certas para o cargo certo se tornou um desafio constante... lidar com uma cultura fraca estava cansativo em isso estava começando a refletir nas vendas e qualidade de nosso produto. Algo que nós não poderíamos deixar acontecer, algo deveria ser feito. O reflexo de uma divergência entre colaboradores e direção ocorrera. Uma oportunidade nasceu. Não era apenas criar novas regras e nova política, foi além. Era criar uma nova cultura. Um novo pensamento, sabíamos que ia dar trabalho e muito treinamento. E isso requer certas eliminações e substituições, porém ilustra novamente, que um novo começo é eminente, e requer atenção dos administradores. Em 2010 já contávamos com quase 50 colaboradores.

O que fazer para melhor efetividade e sinergia do trabalho em grupo, uma vez que estava ineficiente, cansativo, burocrático de mais e exigia muito tempo. A cultura da empresa estava demasiada. Mudanças drásticas aconteceram, muitas são negativas, e como encarar quando se de fato, estas aprendendo juntamente com o mercado? Como valorizar o colaborador e ao mesmo tempo equilibrar com as necessidades do mercado? É um paradigma que quando se deparamos com isso na prática, desenvolvemos habilidades administrativas tremendas: escolhas, moral e ética. Se essas habilidades são fundamentais, essa organização hoje é feita delas. Aprendemos com a experiência, técnica, a teoria, a discussão e a sinergia, sem essas, o futuro de uma empresa é incerto. Em 2012 o quadro de colaboradores já se encontrava quase com 90 profissionais. Treinamentos foram aplicados e novos cargos foram criados, o novo pensamento, a nova cultura começara a se demonstrar em seus detalhes.

Focando no colaborador como um ser único e exclusivo na parte funcional empresarial, contamos hoje com uma organizada ginástica laboral aplicada em todos os setores possíveis, adaptada por um profissional fisioterapeuta que também cuida da ergonomia industrial. Além desse cuidado com a equipe, a empresa também na sustentabilidade como uma maneira de preservação do futuro do planeta, nós reutilizamos parte da sucata que pode ser reclassificada, que nesse caso é gerado diariamente, e esse é feito desde o início das atividades. Pensando exclusivamente no quadro funcional, a equipe é formada por mulheres e homens jovens e adultos, indiferente de suas caracterizações sociais, sexuais, credos e físicas, tendo como base apenas suas habilidades e o como elas são desempenhadas para seu devido cargo, e tenho a palavra RESULTADO como objetivo interno principal.

Hoje, 2014 a organização possui 3 marcas: CONDUCAP – URANO – IGUASUL. Vendemos para o Brasil inteiro, uma expansão que até o momento cresce conforme escrevo essas palavras (o mundo não para!). Nossos produtos já conhecem terrenos internacionais como Austrália, Europa, Chile e Argentina. Hoje também contamos em média de 150 colaboradores, que estão de parabéns pelo seu trabalho desenvolvido diariamente, responsáveis por quilômetros de produtos acabados.

Chicotes – Plugs – Injetados – Filtro de linha – Extensões

Essa, iniciada em meados de 2009 contava em sua pequena lista de clientes, alguns desses grandes e importantíssimos que nos ajudaram a estabelecer uma fonte entre esse mais novo mercado para a INDÚSTRIAS CLARA. Ainda com muita crítica negativa mais uma vez, reconhecemos em família que o melhor seria ouvir conselho apenas de profissionais, gerando uma catalisação positiva de transparência nas novas relações, que hoje são administradas com total integridade e profissionalismo. Com essa bagagem profissional, foi mais simples estabelecer logo um padrão de trabalho assim que começamos definitivamente com chicotes e injetados.

Logo no ano seguinte, a empresa começou a produzir outras variedades de produtos, que hoje são destaques no mercado nacional. Hoje em 2014, com um número crescente em nossa carteira de clientes, temos a possibilidade de criar um trabalho organizado. Contamos com a mais nova implementação da nova NBR ISO:9001 e uma equipe que vem sendo especializada para atender a demanda do mercado. Possuímos também grupos adaptáveis para atender clientes específicos, algo raro no mercado nacional brasileiro.


2017 está chegando, e novidades não param. Lojas iniciarão a ser estabelecidas nas principais cidades do Brasil. E ainda sentimos que é apenas o começo!